Viseu é uma das cidades mais antigas de Portugal, e consequentemente tem uma grande bagagem histórica. A cidade está recheada de monumentos e locais de interesse histórico e cultural. Curioso? Disponibilizamos neste artigo 5 locais imperdíveis para visitar em Viseu!
1 – Catedral de Santa Maria de Viseu (Sé)
A Sé é uma das construções mais antigas de Viseu. Não se sabe ao certo quando se terá iniciado a sua construção. No andar superior da Sé, existe o Museu de Arte Sacra, que é constituído pelo antigo tesouro da Sé e está localizado em dependências dos claustros, nas salas nobres do Cabido, lugar onde terão sido as casas de S. Teotónio, prior da Sé. Desde cofres de Limoges do séc. XIII, imagens, cruzes, hostiários, relicários e inúmeras peças de ouro e prata constituem o valioso património deste museu.Vale a pena a Visita!
2 – Casa do Miradouro
A Casa do Miradouro é o um palácio quinhentista de D. Fernão Ortiz de Vilhegas, que foi chantre da Sé ao longo de várias décadas do séc. XVI. De traçado renascentista, pela mão do arquitecto italiano Francesco de Cremona, este edifício foi requalificado pela autarquia viseense tendo, desde Janeiro de 2013, a exposição “Dr. José Coelho: a Paixão pelo Passado”. É considerado, pelas características arquitetónicas únicas, um imóvel singular da cidade de Viseu, se você aprecia as artes é um local obrigatório ao visitar a cidade.
3 – Casa da Ribeira
A Casa da Ribeira é um espaço evocativo de memórias de Viseu. A presença dos antigos moinhos do rio Pavia e o lagar de azeite permitem ao visitante recordar o labor das lavadeiras que coravam e secavam as roupas junto da represa do moinho. A casa evoca, também, a presença das barcas na Ribeira, que marcaram a vida do rio e da comunidade. Para além disso, é um espaço dedicado ao artesanato regional por excelência, onde se apresentam vários ofícios ligados às “indústrias” ancestrais da região. A Casa da Ribeira recebe, frequentemente, exposições temporárias dedicadas ao património etnográfico.
4 – Museu do Quartzo
O Museu do Quartzo é único no mundo e foi idealizado pelo prestigiado geólogo Galopim de Carvalho, e situa-se num antigo local de extracção do quartzo. Em diferentes épocas do ano o museu ainda recebe diversas exposições, então esteja atento! Mas independente de haver exposições ou não a visita ainda vale muito a pena.
5 – Museu Almeida Moreira
Francisco Almeida Moreira foi um dos maiores percussores da cultura da região de Viseu no séc. XX, assim como fundador e diretor do Museu Grão Vasco. Em testamento, instituiu Viseu a herdeira da sua habitação e das suas coleções, para que o Município fizesse dela casa-museu. Neste espaço encontram-se obras da sua coleção privada, de autores como Silva Porto, Marques de Oliveira, José Malhoa, Columbano e António Ramalho. A coleção de maior dimensão do Museu é constituída por peças de cerâmica, com exemplares relevantes dos vários centros de produção de faiança do território nacional. Este museu é simplesmente incrivel, para não dizer um dos melhores da cidade!